A cidade de Sabará é nacionalmente conhecida como a cidade da Jabuticaba. Era uma região de extração de ouro, como a maioria das cidades mineiras, porém, descobriu-se outro produto valioso, que gera safras 3 vezes ao ano e do qual é possível extrair inúmeros derivados.
O ouro preto da cidade, como ficou conhecida a jabuticaba, passou a ser, a partir dos anos 70, o principal produto econômico da cidade.
Devido a sua importância, em 1987 foi realizado o 1º Festival da Jabuticaba de Sabará, que reunia os produtores de jabuticaba da cidade, que normalmente ficavam nas ruas da cidade comercializando a fruta.
O Festival foi ganhando popularidade e foi aumentando sua dimensão conforme o tempo foi passando. Em 2008 o festival foi tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural e a jabuticaba passou a ser patrimônio imaterial da cidade. O evento oferece inovações dos produtores locais de jabuticaba, além de promover arte e cultural para os residentes e turistas da cidade de Sabará.
Trata-se, atualmente, do evento que mais movimenta a economia sabarense, superando o carnaval e atraindo turistas de todo o Brasil.